Atividades | Arte e património | Artes gráficas
Produtor do meu próprio papel colorido
Esta pequena atividade consiste na elaboração de papéis coloridos, pela técnica da produção de papéis marmoreados, utilizados nos livros antigos desde os séculos XIV, XV e XVI. Sendo visto aos olhos das crianças, o papel como a base referencial de escrita, com esta atividade pretende-se que as nossas crianças percebam a diversidade de produção do papel para diversas actividades do nosso quotidiano, como simplesmente a produção de uma folha de papel produzida por cada um de forma personalizada, onde a podem aplicar em diversas situações como:
- aplicação em diversos trabalhos manuais;
- aplicação como simples papel de embrulho, totalmente personalizado, com as cores preferidas dos pais, avós, irmãos, etc;
- aplicação em origamis;
- aplicação através de colagem em materiais de escritório, como porta lápis, caixinhas de arrumação, bases de secretária, etc.
Esta atividade terá também como objectivos:
- dar referências históricas, sobre a produção de papel;
- demonstrar através da história da encadernação a importâncias deste tipo de produção de papel;
- dar a conhecer, que na realidade à semelhança da pintura numa simples tela, o papel poderá sempre ser considerado como objecto de arte, dando colorido especial ao livro antigo e moderno quer nas guardas , quer na própria encadernação;
- ensinar a proteger o livro como objecto de arte, tão somente pela riqueza e personalização do próprio produtor ou encadernador.
Para a realização desta pequena atividade é importante que cada criança traga uma bata ou avental plástico + manguitos de proteção da roupa. Seria também importante que durante o fluxo processual da atividade fossem feitos registos fotográficos para servir de exemplo noutras atividades futuras no IPT.
Docente responsável: Paula Pinto Pereira (UDADC)
<< voltar