Atividades | Centro Pré-História
Pinturas rupestres
lniciámos esta atividade com uma pequena palestra de introdução à noção de tempo para, posteriormente, enquadrarmos a expressão plástica pré-histórica, e algumas noções das técnicas utilizadas em pintura e em gravura. Este momento foi necessariamente curto para que os nossos pequenos pintores rupestres não cedessem à distração.
Seguidamente as crianças foram convidadas a misturar tintas (produto expedito, em contraposição aos pigmentos, de difícil manuseamento) a partir das cores primárias. Contudo, ainda que as crianças aceitassem que as pinturas rupestres tivessem sido realizadas com cores disponíveis na Natureza, verificámos uma tendência generalizada pela opção por cores (que não contemplavam o negro, vermelho e o laranja tradicionais) vibrantes como o azul ou o côr-de-rosa.
Uma vez feita a seleção das figuras a desenhar, as crianças aplicaram as tintas (ora manualmente com as pontas dos dedos, ora utilizando suportes como escovas de dentes) sobre as figuras previamente desenhadas a lápis, nas paredes da sala.
De salientar a efervescência demonstrada na execução desta atividade.
Docente responsável: Ana Rosa Cruz (CPH)
<< voltar