Atividades | Ciência | Engenharia Civil

 

Construir paredes de terra - arquitetura ecológica

 

Morarias numa casa de terra? Esta técnica de constuir casas não é nova. É milenar, mas, apesar disso, ainda poucas pessoas se interessam por este tipo de construção. É resistente à chuva, sol e outras adversidades e dura anos. Trata-se de um tipo de construção ecológica, porque é planeada de modo a usufruir dos recursos locais e reduzir os impactos ambientais decorrentes de sua construção. Atualmente estima-se que 1/3 da população mundial habita em edificações construídas com terra,  material que se mostra eficaz em regiões com condições climatéricas muito diversas, desde as mais frias e pluviosas, às mais quentes e secas.

Casas com paredes de terra do tempo dos nossos avós

 

Casas com paredes de terra atuais

 

 

 Casas ancestrais com paredes de terra

Fortaleza de Arg-e Bam, Irão (fonte:Wikipedia)

 

Como se faz uma casa com paredes de terra? Existem diversas formas de construção deste tipo de casas. O método de trabalho, difundido por todo o mundo, é conhecido como "taipa" em Portugal, “terra cruda” em Itália, “pisé de terre” em França, ou “rammed earth” em países de língua anglo-saxónica. Esta é uma técnica que proporciona o mesmo desempenho estrutural de uma parede construída com tijolos, mas tem a vantagem de ser altamente ecológica, sustentável, duradoura, e não menos importante, com características estéticas muito procuradas na Arquitectura contemporânea. A terra é portanto um material de construção com enorme potencial e modernidade, capaz de produzir peças arquitectónicas com qualidade e conforto.

 

Materiais:

A terra utilizada nestas construções é constituída principalmente por argila, areia, silte e gravilha. A argila e o silte constituem o ligante do material, que como o nome indica lhe confere o poder de agregação, enquanto a areia e a brita constituem o seu inerte, fundamental para que contraia e dilate, por força das variações de temperatura ou em presença da água, sem sofrer fissurações. O equilíbrio entre ligante e inerte na constituição da terra é assim fundamental para a sua eficácia em termos construtivos.

Areia

 

Argila


Responsáveis:
 Rogério Sousa e Pedro Costa (Lab.EC)

 

 

<< voltar
Instituto Politécnico de Tomar . Quinta do Contador . Estrada da Serra . 2300 - 313 Tomar | telf: +351 249 328 100