Atividades | Ciência | Física
O altifalante
Na segunda atividade de Física da Páscoa de 2014 observámos que, enquanto a corrente elétrica percorre o solenóide (enrolado num prego) este converte-se num íman permanente: energia química -> energia magnética.
Nesta atividade, o nosso objetivo é pesquisar se o sinal elétrico variável do MP3, quando percorre o solenóide, o converte num íman de polaridade variável. Se assim é, o solenóide ora seria atraído ora repelido pelo outro íman fixo, situado no seu interior. Esta oscilação obrigaria a membrana colada ao solenóide a oscilar e a produzir som!
Investigação sobre a constituição do altifalante: o altifalante contém íman?
Investigação sobre a constituição do altifalante: o altifalante contém uma bobine de cobre?
Investigação sobre a constituição do altifalante: a membrana do altifalante oscila quando ligada ao MP3?
Material para construção de um altifalante de baixa qualidade
- Um metro de fio de cobre isolado grosso, com cerca de 1 mm de diâmetro, da reciclagem de um aparelho elétrico de sucata;
- Um íman muito potente de neodímio;
- Fita cola;
- Isqueiro para descarnar isolamento do cobre.
Onde arranjar fio de cobre isolado para seis bobines de 1 m cada?
Como fazer facilmente um solenóide para o altifalante?
Bsta enrolar cerca de 20 vezes o fio de cobre em volta de um marcador grosso. O diâmetro do marcador tem que ser necessariamente ligeiramente superior a 12 mm, pois esse é o diâmetro do nosso íman.
A fita cola pode servir como membrana para o nosso altifalante, envolvendo o solenóide de cobre, com o íman permanente no interior.
O altifalante construído funciona quando ligado ao MP3?
O som do altifalante construído apenas é audível se este estiver encostado ao ouvido! Para melhorar o altifalante teríamos de usar um fio de cobre muito mais fino e mais comprido e, também, uma membrana de melhor qualidade.
Para mais algumas notas explicativas sobre estas actividades realizadas a 11-06-2014 (atividades das férias do Verão) clica aqui.
Docente responsável: Rosa Brígida (UDMF)
<< voltar